Reunião com a participação massiva da categoria discute atuação pela data-base

Por
Atualizado em: 18 de junho de 2019

Cerca de 500 pessoas participaram da reunião promovida pelas entidades representativas dos militares estaduais, realizada na tarde de segunda-feira (17), no Clube dos Oficiais, em Curitiba. A pauta principal do encontro foi o pagamento da data-base, e os trabalhos a serem realizados com o objetivo de garantir a reposição salarial e cessar as perdas salariais que a categoria vem sofrendo em quase quatro anos de atraso.

Além do presidente da AVM, Coronel Washington Alves da Rosa, e de demais diretores da Associação, estiveram presentes o presidente da AMAI, Coronel Altair Mariot; o presidente da Assofepar, Coronel Izaías de Farias; o presidente do Clube dos Oficiais, Coronel Ademar Cunha Sobrinho; o presidente da SBSS, Sargento Lucinda; o Chefe do Estado Maior da PMPR, Coronel Landes Randal Prates; o presidente da Fetranspar, Coronel Sérgio Malucelli; o presidente da APP Sindicato, Hermes Silva Leão; e também presidentes de associações PM e BM do interior e do litoral, e vereadores militares de diversas cidades.

“É com muita gratidão que vejo a união dos policiais militares, para buscar uma solução para os problemas que afetam a categoria. Paralelamente, o comando está em diálogo constante com o Governo. Não há divergência entre comando, associações e seus integrantes. Com essa união, todos somos uma única voz”, afirmou o Coronel Prates.

Dando continuidade à reunião, o vice-presidente da AVM, Coronel Maurício Tortato, fez uma breve explanação sobre a Reforma da Previdência, os prejuízos para os policiais e bombeiros militares, e o trabalho parlamentar que vem sendo realizado pelas entidades, para buscar a garantia dos direitos previdenciários, esclarecendo ainda algumas dúvidas dos presentes sobre o tema.

Com enfoque maior ao atraso no pagamento da data-base, o Coronel Farias lembrou a garante luta pela reposição salarial em quase quatro anos de atraso e o economista do Fórum de Entidades Sindicais (FES), Cid Cordeiro, apresentou o estudo que foi apresentado ao Governo, com dados sobre as perdas salariais e questões de orçamento, assim como a viabilização do pagamento.

“Infelizmente, o Governo não dá nenhuma esperança, são só reuniões e reuniões, sem avanços. Queremos que ele cumpra com as promessas feitas durante o pleito eleitoral. Nós, policiais, não podemos fazer greve, mais os demais integrantes do funcionalismo público estadual já estão com a data de 25 de junho para o início da greve geral. O Governo tem uma semana para deixar de falácias e apresentar uma proposta concreta”, destacou o Coronel Washington.

As promessas não cumpridas pelo governador também foram destacadas na apresentação de vídeos da campanha e também entrevistas concedidas por ele enquanto deputado estadual, sempre ressaltando a necessidade de valorizar a categoria com o pagamento da reposição salarial.

Após o pronunciamento de autoridades presentes, entre elas representantes sindicais de outras categorias do funcionalismo público estadual e representantes políticos municipais, a palavra foi aberta aos presentes, com diversas declarações sobre o desapontamento da categoria e também sugestões de mobilizações para pressionar o governo.

As associações apoiaram a presença de representantes de entidades militares de todo o Estado, tendo uma grande participação dos militares do interior, que não mediram esforços para estarem presentes. As associações presentes, juntas, representam mais de 100 mil pessoas, entre militares estaduais e suas famílias.

A reunião foi destaque nos principais jornais do Paraná. Confira:

Paraná Portal
https://paranaportal.uol.com.br/politica/policia-militar-prazo-governo-mobilizacao/amp/

Contraponto
https://contraponto.jor.br/pms-aprovam-mocao-de-bloqueio-a-quarteis/

Bem Paraná
https://www.bemparana.com.br/noticia/esposas-de-pms-e-policiais-da-reserva-ameacam-fechar-quarteis-por-reajuste-alerta-deputado#.XQi1VB5v8wB

A Rede – Ponta Grossa
https://arede.info/ponta-grossa/263970/ezequiel-e-guiarone-discutem-data-base-do-funcionalismo

× Converse no WhatsApp