Polícia Militar comemora o 58º aniversário do CPM com honrarias e homenagens

Por
Atualizado em: 9 de agosto de 2017

Uma solenidade na noite de segunda-feira (07/08) reuniu autoridades, militares estaduais, convidados e familiares dos alunos em comemoração ao 58º aniversário do Colégio da Polícia Militar (CPM). O evento aconteceu na sede da instituição no bairro Portão, em Curitiba (PR), e festejou também os 163 anos da Polícia Militar do Paraná. Durante a cerimônia foram feitas as entregas de medalhas a alunos que se destacaram, a colaboradores e demais pessoas que fazem parte do desenvolvimento do CPM.

O Comandante-Geral da PM, coronel Maurício Tortato, destacou que nestes 58 anos o CPM comemora uma educação de excelência, uma integração da PM com todas as dimensões da vida em sociedade. “Neste momento histórico temos, de modo muito concreto, a possibilidade de criação do segundo Colégio da Polícia Militar com sede na cidade de Londrina, complementando a gestão do capital humano, assim como oferecendo educação de qualidade para a comunidade”, afirmou.

De acordo com o Comandante do CPM, major Marcelo Toniolo de Oliveira, o diferencial do Colégio é a disciplina militar utilizada como uma parte pedagógica. Os resultados no ENEM, vestibulares e em testes são espetaculares, o que mostra a qualidade do ensino. “Fico feliz em saber da ampliação do CPM, isso demonstra que as pessoas confiam no nosso trabalho e tenho certeza que o novo colégio vai agregar muito para a Polícia Militar e para a comunidade. O nosso maior orgulho são as pessoas que saem daqui e podem contribuir muito com o crescimento da sociedade”, acrescentou.

“Quero dizer da minha gratidão ao Colégio da Polícia Militar e a todo o Corpo Docente que me acompanhou desde quando estive aqui como aluno e anos depois acolheu e norteia os passos de meus filhos. Hoje sinto-me oportunamente satisfeito”, disse o Presidente da Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF), Paulo Henrique Guercheski.

HOMENAGENS – O Comandante-Geral da PM, coronel Maurício Tortato, o Subcomandante-Geral da PM, coronel Arildo Luis Dias, e a Chefe do Estado Maior da PM, coronel Audilene Rosa de Paula Dias, receberam uma homenagem do CPM como ex-alunos e atuais comandantes da corporação por todo o empenho em prol da instituição. Uma honraria também foi entregue aos ex-funcionários do colégio e militares estaduais que foram para a reserva.

Os alunos que tiveram melhor desempenho durante o 1º trimestre receberam, das mãos de seus pais, a medalha “Honra ao Mérito Escolar” pela dedicação. Os estudantes que se destacaram nas modalidades esportivas e que integram o grupo de triathlon, bem como aqueles que se destacaram nas olimpíadas de Física e Matemática no ano de 2016 também foram homenageados.

De acordo com Maria Carla Ferreira Pereira Tavares, professora de matemática e física, há 13 anos o CPM participa das olimpíadas de Matemática e há três da de Física. “Os nossos alunos têm sido destaque nessas competições, muitos deles são medalhistas e conquistam boas colocações. Temos muito empenho da parte deles”, disse.

Para o aluno do 9º ano, Daniel Henrique Barbosa dos Santos, que também integra a Banda de Música do CPM, participar das olimpíadas é um incentivo ao estudo. “Consigo aprender cada vez mais sobre a matéria. Adquirimos conhecimentos e para mim será importante quando eu for prestar o vestibular”, explicou.

Durante a solenidade foram homenageados alguns colaboradores do Colégio da Polícia Militar, dentre eles a Secretaria de Educação, Ana Seres, e três funcionários do CPM. Também foi feita a entrega da medalha “Policial Militar” de bronze, prata e ouro aos militares estaduais do CPM que possuem 10, 20 e 30 anos, respectivamente, de serviço ativo.

Na cerimônia houve ainda a participação da fanfarra do CPM dos anos 80 e o tradicional desfile com pelotões dos alunos e ex-alunos do colégio.

Estiveram presentes no evento o Secretário Chefe da Casa Militar da Governadoria, coronel Elio De Oliveira Manoel; a Secretária da Educação do Paraná, Ana Seres Trento Comin; o Comandante-Geral da PM, coronel Maurício Tortato; o Subcomandante-Geral da PM, coronel Arildo Luis Dias; a Chefe do Estado Maior da PM, coronel Audilene Rosa de Paula Dias; o Chefe da Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP) e Comandante da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), tenente-coronel Mauro Celso Monteiro; o Comandante do CPM, major Marcelo Toniolo; o Presidente da Associação da Vila Militar (AVM), coronel da reserva Washington Alves da Rosa; o Presidente da ASSOFEPAR, coronel da reserva Isaías de Farias; outros coronéis da reserva remunerada, Comandantes de Comandos Regionais e Batalhões, além de convidados, familiares, convidados, oficiais e praças da corporação.

A AVM foi representada também por alguns de seus diretores: Coronel Betes, Coronel Filardo, Tenente-Coronel Vendrameto, Coronel Mariot, Major Villa e Adriane Zimmer Monteiro, da AVM Shop.

HISTÓRIA – O Colégio da Polícia Militar do Paraná foi criado pelo decreto nº 24826, de 07 de agosto de 1959 tendo seu primeiro ano letivo em 1960. Somente em 1977 é que passou a funcionar como escola de 1º e 2º graus, sendo que em 04 de agosto de 1981 passou a denominar-se “Cel PM Felippe de Sousa Miranda” em homenagem ao seu primeiro comandante.

O objetivo inicial do colégio era criar a oportunidade do jovem cidadão de conhecer a filosofia militar, com isto o CPM passou a desempenhar um papel importante na corporação e se tornando reconhecido em todo o país pelo ótimo desempenho de seus alunos em provas como ENEM, e a Universidade Federal do Paraná, entre outros.

Por Marcia Santos, Jornalista da PMPR

Curitiba, 07 de Agosto de 2017. 58º Aniversário do Colégio da Polícia Militar do Paraná

Curitiba, 07 de Agosto de 2017. 58º Aniversário do Colégio da Polícia Militar do Paraná

Curitiba, 07 de Agosto de 2017. 58º Aniversário do Colégio da Polícia Militar do Paraná

Curitiba, 07 de Agosto de 2017. 58º Aniversário do Colégio da Polícia Militar do Paraná

Curitiba, 07 de Agosto de 2017. 58º Aniversário do Colégio da Polícia Militar do Paraná

Curitiba, 07 de Agosto de 2017. 58º Aniversário do Colégio da Polícia Militar do Paraná

Curitiba, 07 de Agosto de 2017. 58º Aniversário do Colégio da Polícia Militar do Paraná

Curitiba, 07 de Agosto de 2017. 58º Aniversário do Colégio da Polícia Militar do Paraná

× Converse no WhatsApp