Mulheres na Política

Por
Atualizado em: 8 de novembro de 2019

Diretoras da AVM participam de capacitação do TRE-PR sobre Mulheres na Política

Fortalecendo a importância da representatividade feminina na luta pela defesa dos direitos da categoria, as diretoras da AVM, Coronel Rita Aparecida de Oliveira e Marisabel Alves Santos, estão participando de capacitações que visam a inserção das mulheres na política. O principal objetivo é organizar o 1º Simpósio Estadual dos Pré-candidatos PMs e BMs para as eleições municipais de 2020, que acontecerá no dia 25 de março, em Foz do Iguaçu.

Elas participaram de um curso, realizado em dois sábados do mês de outubro (com inscrição gratuita para as representantes da AVM), que faz parte do projeto do TRE-PR Mulheres na Política: Construindo Candidaturas, o qual incentiva a inserção da mulher na política, promovendo informações sobre o processo eleitoral para o público feminino.

Na primeira etapa, dia 19 de outubro, foram ministradas palestras gratuitas no auditório do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), com a presença do vice-presidente e corregedor, desembargador Tito Campos de Paula; e da juíza eleitoral Flávia da Costa Viana. O foco principal foi a capacitação de mulheres e o incentivo à representatividade feminina no contexto político, abordando entre os assuntos a organização do Estado, noções de processo legislativo, políticas públicas e gênero, corrupção e política, sufragismo feminino e déficit de participação das mulheres brasileiras na política, pré-campanha e propaganda eleitoral (planejamento e financiamento), e registro de candidatura (filiação e convenções).

A segunda etapa aconteceu no dia 26 de outubro, também no TRE-PR, e na oportunidade foram discutidas temáticas como media training, partidos políticos, comunicação de campanha, oratória e prestação de contas. “Foram momentos muito gratificantes, de muito aprendizado e principalmente que permitiu conhecer mulheres com tanta experiência e garra. Levaremos muita informação e expertise para a organização do nosso evento em Foz”, afirmou a Coronel Aparecida.

 

× Converse no WhatsApp