Curso de Especialização em Cinotecnia

AVM participa de aula inaugural do Curso de Especialização em Cinotecnia
 
Representantes da AVM prestigiaram a aula inaugural do IV Curso de Especialização em Cinotecnia Policial Militar – Categoria Praças 2019, realizada na terça-feira (19), no auditório do Quartel do Comando-Geral da PM. O evento foi promovido pela Companhia de Operações com Cães do BOPE e contou com uma palestra sobre a atuação dos bombeiros e cães na tragédia de Brumadinho (MG).
 
Entre as autoridades militares presentes estavam o Comandante-Geral da PMPR, Coronel Péricles de Matos; o comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Samuel Prestes; o comandante do BOPE, Tenente-coronel Rui Noé Barroso Torres; o Comandante da Companhia de Operações com Cães (COC), Capitão Gustavo Dalledone Zancan; e o comandante do Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST), Major Daniel Lorenzetto. Representando a AVM, participaram o presidente, Coronel Washington Alves da Rosa, e o Subtenente Machado.
 
O curso terá 280 horas-aulas ministradas para 33 policiais, com duração de 30 dias. Realizado desde 2016, essa é a primeira vez que ele será na modalidade de especialização, o que permitiu a participação de militares de diversas unidades e também de outras forças de segurança. “O objetivo é especializar mais essa turma, para que possamos cada vez mais ampliar o trabalho de operações com cães, além do BOPE, como para o Corpo de Bombeiros, e outras forças de segurança e dar a relevância que realmente merece essa atividade”, afirmou o Tenente-coronel Barroso.
 
Atuação em Brumadinho (MG)
 
Durante a palestra, o comandante do GOST, Major Lorenzetto, falou sobre a experiência de ajudar nas buscas em Brumadinho com os cães. “Observamos a adequação e o rendimento de cada cão para ser o mais efetivo possível. Além disso, realizamos um revezamento com eles, dia sim e dia não, para garantir também o estado físico deles. 80% de tudo que era encontrado durante o dia era por parte dos cães e eles também foram responsáveis por localizar 30% dos corpos”, explicou. 
 
O canil da Polícia Militar do Paraná foi criado em 1971 e desde 2010 faz parte do Batalhão de Operações Especiais (BOPE). Sua principal missão é apoiar as operações policiais com cães selecionados, adestrados e treinados para as especialidades de detecção de drogas, armas, explosivos, busca e captura de suspeitos, patrulhamento e restabelecimento da ordem pública.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *