Curso de Ações em Ambientes Verticais do BOPE

Por
Atualizado em: 7 de outubro de 2019

AVM participa de formatura do Curso de Ações em Ambientes Verticais do BOPE e recebe homenagem

O presidente da AVM, Coronel Washington Alves da Rosa, acompanhado do Subtenente Izaquiel Miranda, participou da formatura do II Curso de Ações em Ambientes Verticais (CAAV), do Comando e Operações Especiais do BOPE, realizada na sexta-feira (04), no Quartel do Comando Geral da PMPR, em Curitiba.

O curso foi coordenado pelo Capitão Floresvaldo de Oliveira Damaceno e abrangeu um extenso conhecimento teórico e treinamentos, além de rigorosas provas em diferentes disciplinas como Histórico do Rapel Tático, Certificação de Materiais, Nós e Ancoragem, Técnicas de Rapel, Sobrevivência em Meio Vertical, e Ações Helitransportadas.

“O Paraná é hoje um referencial em ações dessa natureza e o compartilhamento de informações é que constrói esse aprendizado, de forma equilibrada e técnica”, afirmou o comandante do BOPE, Tenente-coronel Rui Noé Barroso Torres. A atividade em altura é uma especialidade do COE há mais de 25 anos, sendo essencial para a retomada e dominação de locais de difícil acesso, seja em ocorrências de crises policiais ou ações e operações em áreas hostis e com terrenos irregulares.

Na oportunidade, o Coronel Washington recebeu uma homenagem em nome da AVM pelo apoio ao curso e participou da entrega dos diplomas aos formandos. Ao todo, foram 17 policiais de 13 estados que finalizaram as 125 horas do curso e estão capacitados para atuar como instrutores e operadores. Além de policiais militares paranaenses, participaram PMs do Mato Grosso, Sergipe, Rio Grande do Sul, Ceará, Minas Gerais, Alagoas, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Amazonas, Goiás, Santa Catarina e Tocantins, e ainda um policial civil do Grupo Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (TIGRE) da Polícia Civil do Paraná.

 

× Converse no WhatsApp