CPM completa 58 anos formando gerações de estudantes

Por
Atualizado em: 7 de agosto de 2017

O Colégio da Polícia Militar do Paraná, criado pelo Decreto nº 24826, de 07 de agosto de 1959, comemora nesta segunda-feira 58 anos a serviço da educação, formando várias gerações de jovens em um modelo de ensino vencedor, marcado pela qualidade e pela disciplina.

O CPM está subordinado à Diretoria de Ensino da Polícia Militar do Paraná. De início foi denominado “Ginásio do Centro de Formação da PMPR” e, em 1960, teve seu primeiro ano letivo.

Foi criado para atender somente aos policiais militares e seus dependentes, sofreu adaptações e passou a atender também a comunidade civil. Em 30 de dezembro de 1966, foi elevado à categoria de Colégio, através do Decreto Governamental nº 3549.

Mudou-se para a Rua Almirante Gonçalves, 1423, no Rebouças, em 08 de julho de 1970. Em 1971, já com suas obras concluídas, recebeu o nome de Colégio da Polícia Militar, efeito do Decreto nº 686, de 17 de outubro de 1970, e nesse ano abriu vagas também para meninas. Somente em 1977, é que passou a funcionar como escola de 1º  e 2º Graus.

Desde 04 de agosto de 1981, por obra do Decreto nº 3992, o Colégio da Polícia Militar passou a denominar-se “Cel PM Felippe de Sousa Miranda” em justa homenagem ao seu primeiro comandante.

Em 12 de fevereiro de 2007, um sonho foi realizado, mudou-se da Rua Almirante Gonçalves, para sede própria, na Rua José Ferreira Pinheiro, 349, Portão.

O Colégio da Polícia Militar tem a finalidade de ministrar o Ensino Fundamental de 6ª a 9ª série e o Ensino Médio, observadas a legislação e as normas vigentes.

Essa abertura criou a oportunidade de o jovem cidadão conhecer a filosofia militar.

Com isso, o CPM passou a desempenhar um papel importante na Corporação Polícia Militar, pois muitos dos jovens que lá estudam ingressam na carreira Policial Militar ou Bombeiro Militar, e já levam para a profissão os ensinamentos da filosofia militar,  bem como o carinho adquirido nos bancos escolares do CPM.

Com sua filosofia militar o CPM, graças à Secretaria de Educação e à Secretaria de Segurança Pública, através da Polícia Militar, com a boa qualidade de seus funcionários e professores, tem conseguido proporcionar condições necessárias para um ótimo aprendizado.

Oferece uma biblioteca com mais de 13 mil títulos, além de enciclopédias em CD-ROM, 2 laboratórios de informática com tecnologia de ponta, aulas extracurriculares de ginástica, musculação e natação, aprendizado musical através de banda e coral e participação efetiva em solenidades cívicas e militares, que proporcionam o desenvolvimento do amor à pátria. O CPM está comprometido com a comunidade militar e civil.

Toda a sua estrutura e componentes buscam aperfeiçoar-se cada vez mais, sempre procurando auxiliar os alunos a tornarem-se cidadãos plenos e capazes de conduzir o próprio futuro.

O governador Roberto Requião inaugurou o novo Colégio da Policia Militar em Curitiba.
Foto Everson Bressan-SECS

 

× Converse no WhatsApp