163 anos da Polícia Militar do Paraná – Confira a programação

Por
Atualizado em: 27 de julho de 2017

Mês de agosto contará com diversos eventos em todo o estado para comemorar os 163 anos da Polícia Militar do Paraná
A Polícia Militar do Paraná (PMPR) completa 163 anos no mês de agosto e desde sua criação passou por diversas transformações, sendo a principal delas o trabalho comunitário que vem sendo desenvolvido junto à sociedade. Os policiais e bombeiros militares atuam nas ruas, nas estradas, nas matas, no ar diariamente e para comemorar todo o empenho, dedicação e esforço dos militares estaduais neste tempo de serviço prestado, a instituição fará diferentes eventos para comemorar a data. Serão solenidades militares, ações de integração, doação de sangue, concerto da Banda de Música, celebrações religiosas e competições esportivas, entre outras. O objetivo, além de homenagear a corporação, é aproximar a população da PM.

As comemorações iniciarão com um jantar dançante no Círculo Militar do Paraná, em Curitiba (PR), na noite da próxima sexta-feira (28/07). A festividade, que também comemora o aniversário da Associação da Vila Militar (AVM), é aberta para todos os oficiais e praças da corporação, tanto da ativa quanto da reserva, bem como familiares, amigos e a comunidade em geral.

Já na tarde de segunda-feira (31/07) integrantes do Batalhão de Polícia de Guarda (BPGd) visitarão o Lar de Idosos ABAVN, em Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Os policiais farão diversas atividades com os moradores visando aplicar os conceitos de policiamento comunitário e a aproximação com a comunidade. O BPGd também convidou seus militares estaduais para uma doação de sangue no Hemepar na sexta-feira (04/08).

Durante o mês comemorativo também haverá a troca natural de comando de algumas unidades da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Na sexta-feira (28/07) será no Regimento de Polícia Montada (RPMon), na segunda-feira (31/07) do 3º Comando Regional da PM (3º CRPM), na terça-feira (1º/08) do Comando do Corpo de Bombeiros, na quarta-feira (02/08) do 7º Grupamento dos Bombeiros e na sexta-feira (04/08) do 2º Grupamento dos Bombeiros.

Um dos eventos mais esperados na comemoração do aniversário da Polícia Militar é o concerto da Banda de Música que fará seu tradicional espetáculo nos dias 1º e 02 de agosto no Teatro Guaíra, em frente a Praça Santos Andrade, na Capital do estado. A apresentação, que neste ano terá como tema Clássicos Infantis, contará com a participação de integrantes das bandas do Cindacta II, do 20º BIB do Exército e de outros artistas. O intuito é aproximar a comunidade dos militares estaduais e aproveitar para fazer com que as pessoas possam reviver os melhores momentos da infância por meio de canções que mais marcaram todos.

Durante o concerto haverá uma performance de artistas caracterizados de personagens infantis para encantar ainda mais a todos. Foram convidados a participar da apresentação músicos da Banda de Música da Força Aérea Brasileira Cindacta II, da Banda de Música do 20º BIB do Exército Brasileiro, da Banda de Música do CPM, o Coral Infantil do Colégio Adventista do Portão, além do ex-maestro da Banda de Música da PM, capitão da reserva remunerada Josué de Souza, do instrumentalista Roberson Zembovici Demetrio e da cantora Ana Melo Lessak.

Com o intuito de deixar um momento de reflexão sobre o comprometimento e a honra da missão de servir a sociedade, bem como homenagear os policiais e bombeiros militares que morreram em serviço, ocorrerá duas celebrações religiosas: na quinta-feira (03/08) a Missa em Ação de Graças na Paróquia São Pedro e São Paulo, no Tingui e na quarta-feira (09/08) o Culto em Ação de Graças Igreja Adventista do Boqueirão.

Outros eventos, voltados para a prática esportiva e a integração com a comunidade, também marcarão o mês de aniversário da Polícia Militar. Na manhã de sábado (05/08) haverá o Passeio Motociclístico aberto à população com saída do Quartel do Comando-Geral da PM, em Curitiba (PR), e chegada em Paranaguá (PR), Litoral do estado. No mesmo dia terá o III Torneio AVM de Xadrez no Colégio da Polícia Militar (CPM), no bairro Portão. Entre os dias 16 e 18 de agosto ocorrerá, apenas para militares estaduais, um Torneio de tiro e Técnica Policial Militar na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), em São José dos Pinhais.

A data de 10 de agosto é símbolo da histórica devoção e prestação de serviço da Polícia Militar do Paraná à sociedade e marca o 163º aniversário. Na quinta-feira (10/08) ocorre, na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), em São José dos Pinhais, a tradicional solenidade com entrega da Medalha de Sangue, da Medalha Honra ao Mérito Escolar coronel João Gualberto e da Medalha Policial Militar de Ouro, Prata e Bronze. Para encerrar o evento acontece o desfile de tropas representativas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, incluindo as unidades especializadas que atuam em todo o Paraná em áreas específicas de segurança pública no ar, na terra e no mar.

Em continuidade às comemorações do sesquicentenário terceiro aniversário da corporação haverá, na segunda-feira (07/08), uma solenidade em alusão aos 57 anos de criação do Colégio da Polícia Militar (CPM), uma das instituições de ensino mais respeitadas do Paraná. O evento acontecerá na sede do colégio às 19h30, no bairro Portão. No dia seguinte, terça-feira (08/08), ocorre a apresentação da Banda de Música do CPM, às 20 horas, no Canal da Música, no Bairro Mercês. O concerto será composto por canções infantis.

Ainda em alusão aos 163 anos da corporação acontece no dia 13 de agosto a 21ª Corrida Pedestre da PMPR – Prova Coronel Sarmento com largada do Quartel do Comando-Geral, Capital do estado. O evento é organizado pela Seção de Educação Física e Desportos (SEFID) da PM, com coordenação técnica e estrutural da Elite Eventos, e será divididao em 5 Km (masculino e feminino), 5 Km fardado (exclusiva para os profissionais de segurança pública/ masculino e feminino), 5 Km Pelotão com no mínimo 20 integrantes (batalhão e Assessoria/Grupos/Equipes), 10 Km (masculino e feminino por faixa etária) e 10 Km Militares (masculino e feminino).

A Prova Pedestre Coronel Sarmento já é conhecida nacionalmente e reúne milhares de pessoas desde sua primeira edição. Somente no ano passado milhares de pessoas participaram, entre policiais e bombeiros militares, outros atletas e a comunidade. Todos os atletas que concluírem a prova receberão uma medalha de participação especial. Do 1º ao 5º lugar geral (masculino e feminino) nas modalidades 10 Km comunidade, 10 Km militares, 5 Km e 5 Km fardado ganharão um troféu especial. Já na categoria 10 Km por faixa etária serão agraciados do 1º ao 3º colocado e também o 1º l ugar para o Batalhão e Assessoria na modalidade de 5 Km em pelotão.

A Polícia Militar também dará continuidade, durante o mês de agosto, no projeto “Polícia Militar na Escola”, o qual iniciou no ano passado. A ação, que acontecerá nos dias 07, 08,09, 11 e 12/08, tem o objetivo fazer um trabalho sociocultural nas escolas e trata-se de uma parceria entre a PMPR, a Casa Civil e a Secretaria de Estado da Educação (SEED). As atividades contam com a apresentação da Banda de Música da PM; práticas ambientais; pinturas; orientações sobre o hasteamento da bandeira; Hino Nacional e Hino do Paraná; provas lúdicas de desafios com cordas; cães adestrados; cavalos, etc.

Na sexta-feira (11/08), às 8h, a PMPR fará uma cerimônia no Quartel do Comando-Geral da PM, em Curitiba (PR), para comemorar o Dia dos Pais. O objetivo do evento é homenagear os militares estaduais que são pais e diariamente enfrentam ocorrências de alta periculosidade, visando garantir a segurança e o bem estar da população paranaense, enquanto suas próprias famílias ficam em casa à sua espera. Já na quinta-feira (17/08), haverá um almoço na APMG para homenagear os militares estaduais, oficiais e praças, que muito fizeram em prol da corporação e hoje encontram-se na reserva.

Em todo o estado as unidades da PM farão seus eventos e solenidades especiais em alusão aos 163 anos da corporação. No dia 12 de agosto acontece o baile e jantar no Clube Pinheiros, em Pato Branco. Assim como no ano passado também haverá a apresentação da Banda de Música da PM com seu concerto sobre Clássicos Infantis em algumas cidades.

 
Fonte: Site PMPR
× Converse no WhatsApp